sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

As lombas e a cidade

Hoje, no Jornal o Setúbalense, na secção "3 Reparos" podia ler-se o seguinte:

"Reparámos que na avenida Luísa Todi, frente ao Fórum Municipal, existem duas passadeiras. Só que os automobilistas vão em velocidade excessiva de tal forma que muitas vezes não param. Na futura intervenção deveria-se pensar na colocação de lombas."

Sendo esta artéria de grande movimento, não seria mais 'civilizado' colocar semáforos, à semelhança das grandes avenidas noutras cidades?  Se repararmos, ao longo da avenida, nomeadamente no sentido Fontainhas - Antigo Casino Setubalense, o trânsito durante o dia é uma verdadeira dôr de cabeça, muito por causa das 6/7  passadeiras existentes, todas colocadas a poucos metros umas das outras, o que obriga a um sistemático pára-arranca. Quanto às lombas, não há pior cartão de visita para quem por cá passa do que estas, além de provocar mais stress nos condutores, e para dar despesas aos setubalenses ja existem as estradas sem condições e todas esburacadas, umas degradadas, outras que a empresa X abre um buraco para uma intervenção, e quem de direito só o fecha várias semanas depois.

Assim, penso que a colocação de semáforos (desde que bem colocados) oferece mais segurança aos transeuntes, torna o trânsito mais fluído, ao passo que as lombas só estorvam e enervam quem tem que passar por elas.

Sem comentários: