segunda-feira, 22 de outubro de 2007

"Cães perigosos proibidos em casas sociais"


"A Câmara de Setúbal quer proibir a presença de cães considerados perigosos nas habitações sociais. E quem não cumprir a ordem arrisca-se a ser despejado.
A medida aparece como resposta ao aumento de ataques. Nos últimos dois anos, sete pessoas foram mordidas e 47 cães foram dados para abate pelos próprios donos.
Segundo o Diário de notícias, os funcionários camarários queixam-se que muitas vezes são impedidos de entrar nas habitações geridas pelas câmaras.
Muitas vezes a solução passou pelo recurso a mandados judiciais de modo a obrigar os inquilinos a permitir o acesso às casas." - Fonte: Sic.pt

O problema que se coloca é que a lei que prevê que os cães perigosos têm de andar d açaime e ter seguro e chip de identificação.. esta lei não está a ser aplicada. Começa logo com as forças de segurança, que ao verem um destes cãezitos sem açaime, simplesmente passam ao lado, ignorando a transgressão. Porque, para serem proibidos em casas sociais, terão que ser proibidos em todas as casas, visto que não são só os habitantes de bairros sociais que tem cães perigosos. Esta medida a ser aplicada, é simplesmente discriminatória. Não digo que os donos possam andar impunes, mas seria melhor se aplicassem as devidas leis e sanções que já existem para estes casos, de maneira a que estes da próxima vez, pensassem duas vezes antes de deixarem os cães à solta. De qualquer modo, isto remete novamente para a discussão da falta de autoridade que as forças de segurança têm vindo a sofrer nestes ultimos tempos. 

E resta saber, caso isto vá avante, o que acontecerá aos animais que não têm culpa nenhuma da parvoice dos donos.





Sem comentários: