domingo, 7 de outubro de 2007

Secil e Setúbal (moção da câmara Municipal)


"A Câmara de Setúbal aprovou, na quarta-feira, por maioria, uma moção em que exige que o Governo promova um “processo participado para discutir soluções alternativas” para a cimenteira da Secil, no Parque Natural da Arrábida.

A moção, que contou com os votos favoráveis da maioria CDU e do PSD e os votos contra do PS, insta o governo a “iniciar imediatamente um processo participado que vise procurar alternativas e soluções para um problema que não pode, de forma alguma, prolongar-se, hipotecando o bem estar das gerações futuras e afectando, irremediavelmente, um dos mais importantes patrimónios naturais da humanidade”." Fonte : Correio da Manhã

Independentemente do que penso da actual câmara municipal, tenho de estar de acordo com esta acção. São inegáveis os danos que a exploração da Secil tem causado na serra da Arrábida, apesar da muita publicidade a referir que já re-plantaram XPTO árvores, a cratera vai aumentando. Com a actual proposta de expandir a exploração a relançar a discussão, temos razões para estar preocupados.
De qualquer modo, actualmente a Secil constitui para Setúbal um mal necessário. O trabalho não abunda para as gentes sadinas, e nem quero pensar que acontecerá um dia que a cimenteira feche as portas. É que, toda a gente tem familiares ou amigos que já trabalharam ou ainda lá trabalham. Lá terão muitos que se sujeitar aos 'horrores' do trabalho temporário que promovem empregos com 'possibilidade de integração na empresa' apenas nos papel... e escrevo também por experiência própria, porque sem ser por estas agências, Setúbal em termos emprego pouco tem para oferecer. 
E o nosso Centro de Emprego lá nos vai dando cursos de Arte Floral que tanta falta nos fazem.
Quanto à Secil, duvido que encerre nos próximos anos, no entanto, é esperar para ver.

Sem comentários: