domingo, 17 de fevereiro de 2008

(in)segurança na cidade

Será que ainda há solução para a onda de criminalidade que se faz sentir por toda a cidade? O que se passa na mente dos jovens? O que se passa na mente de quem nos (des)governa? Mas que cidade é esta, que não se pode estar em lado nenhum sem que se leve uma facada ou sejamos assaltados? Mas que raio de setubalenses são esses que para levarem uma mala a uma senhora que tem idade para ser mãe deles disparam contra a dita, em pleno dia (Bairro salgado)? Taxistas esfaqueados? Lojas arrombadas e assaltadas todas as noites? Estamos no faroeste? Ou numa favela? Sinceramente, Setúbal está a bater no fundo sem que nada se faça, muito por culpa de todos, que vão fechando os olhos e assobiando como se nada se passasse. O que é certo é que o jornal "O Setubalense" nas cerca de meia duzia de páginas que tem, metade ou mais são referentes a crimes ocorridos por cá, o que evidencia a triste situação na qual a cidade está mergulhada.

Viva a geração MTV, viva o 50 cent, vivam os hinos aos roubos e à 'boa vida', vivam os miudos cujos pais mal têm dinheiro para comer com telemóveis de quadragésima geração e ténis NIKE de 100€, viva o 'bling bling', cultura cada vez mais vendida, viva o ódio às autoridades e viva as calças para dentro das meias.

Tanta pressa em acabar com o serviço militar obrigatório, que metia nos eixos muitos jovens mais rebeldes, e ensinava valores como respeito, cidadania, e espírito de sacríficio. Hoje, ao que parece, poucos são os que sabem o que isto significa, e é cada um por si. Não se estuda, não se trabalha, apenas vive-se "no bairro" a fumar erva (para a qual o € nunca falta)  com os amigos  e a pensar na próxima bomba de gasolina que irão assaltar.

Nunca vi cidade tão linda como Setúbal, mas como se já não fosse suficiente o poder local fazer as asneiras que faz, ainda tenho que ouvir e ver o que por cá se passa com as pessoas, que ao que parece enlouqueceram. 

Acordem, jovens, e mostrem o devido respeito a todas as pessoas de bem que cá decidiram fazer as suas vidas, e usem esses exemplos para fazerem vocês algo de bom com as vossas, vivam Setúbal, ponham a cidade nas notícias por boas razões, e simplesmente, deixem-se de merdas!

Sem comentários: