Setúbal AINDA É capital de distrito. É também, a sul do tejo, a cidade que está mais longe de Lisboa. Todos os anos, sentimos isso, quando todos os concelhos de 'Lisboa e Vale do Tejo' recebem € do governo, uma verba que vai diminuindo à medida que cada cidade se situa mais longe da capital do país. Lisboa fica com a maior parte, as cidades adjacentes também enchem bem os bolsos, e Setúbal fica com os restos. Se juntarmos a isto a dívida que a Câmara Municipal de Setúbal tem acumulado, percebemos uma parte do problema. Além disso tem sido uma cidade votada ao desinteresse dos sucessivos governos, nacionais e regionais. Quantos de nós ficamos boqueabertos quando somos confrontados com o crescimento de cidades como Almada e Montijo, e Setúbal, que se passa para estar cada vez mais velha e abandonada?
Numa altura em que a criminalidade aumenta, e segundo as mais recentes notícias, o Comando da GNR de Setúbal vai passar para Almada. Isto só tem lógica se ponderarem, num futuro não muito distante, remeter Almada a capital de distrito!
Alguém me sabe explicar o que ganhámos em ser inseridos em 'Lisboa e Vale do Tejo'? Para além do nosso rio ser o Sado, ficamos rotulados como parte da região de Lisboa, que não nos serve para nada, apenas remeteu a cidade para o esquecimento desde há anos. Preferia ser alentejano na margem norte do Sado, que lisboeta na margem sul do tejo!
PS: Apesar de não apoiar a actual presidente da CMS, aplaudo-a por não se ter calado e ter questionado o Comandante Geral da GNR, acerca da situação acima referida. Resta saber a sua resposta.
2 comentários:
Concordo plenamente.Somos sempre remetidos para segundo plano. É vergonhosa a centralização que existe neste país.
Almada não vai ser capital de distrito porque um dia será Lismada, capital de Portugal. Nessa altura deixa de se pagar portagem na Ponte Sobre o Tejo que foi de Salazar e depois 25 de Abril. Até perto de Alcácer do Sal fica agregado à Lismada e Setúbal será uma cidade satélite da capital.De Alcácer a Sines pertencerá a Évora com os concelhos de Évora, Alcácer e Grândola. Isto é brincadeira? Por agora é mas não sei se não virá a ser verdade .
Enviar um comentário